Todos os empreendedores querem saber como aumentar o faturamento de seus negócios, e esse, claro, também é um dos principais objetivos de uma clínica médica. O empreendedor conseguirá aumentar sua remuneração, expandir o negócio, atrair novos investidores e parceiros, entre outros benefícios.

Mas essa não é uma tarefa fácil, é necessário fazer um diagnóstico na clínica e aplicar estratégias específicas que assegurem o aumento do faturamento. Continue a leitura para se aprofundar no assunto e conhecer as melhores dicas para atingir esse objetivo em sua clínica!

A importância de diagnosticar a saúde financeira da clínica médica

Um diagnóstico financeiro consiste na aplicação de indicadores econômicos, financeiros e patrimoniais da empresa. Seu objetivo é de medir o faturamento bruto e líquido, avaliar custos, controlar o endividamento etc. É fundamental ter o apoio de profissionais especializados para obter informações claras, transparentes e reais sobre as finanças da clínica.

Esse suporte possibilita que o gestor tome medidas que melhorem a qualidade de sua gestão financeira, o que minimiza os custos, garante o desenvolvimento do negócio e, consequentemente, aumenta a lucratividade.

As principais dicas de como aumentar o faturamento da clínica

Nos tópicos seguintes listamos e explicamos as táticas mais eficazes que podem ser adotadas pelos gestores das clínicas para aumentar o faturamento.

Invista em tendências

Todos os anos surgem novas tecnologias, ferramentas e estratégias que potencializam a produtividade e criam diferenciais competitivos no mercado. Graças ao rápido avanço tecnológico, já é possível aproveitar de tendências no ramo para aumentar o faturamento das clínicas, algumas delas são:

  • implementação de softwares de gestão: essa é uma ferramenta que organiza os processos e informações do negócio, ela permite a melhor administração dos atendimentos, estoque, colaboradores etc.;
  • apostar no marketing digital: existem novas estratégias marketing digital destinadas para área da saúde, o que é mais eficiente que as estratégias tradicionais;
  • home care: consiste no atendimento na casa do paciente, isso conquista e fideliza novos clientes, bem como otimiza o tempo no consultório.
  • sistema de informação hospitalar (HIS ou Hospital Information System, em inglês): plataforma que integra diversas funcionalidades, como o cadastro de pacientes, controle de estoque, realização de agendamentos online, prontuário eletrônico etc.;
  • telemedicina: tecnologias que permitem que o médico solucione dúvidas e faça diagnósticos à distância, isso traz economia tanto para a clínica quanto para o consumidor. A telerradiologia é uma das especialidades da telemedicina que torna isso possível.

Treine o pessoal

Invista na capacitação técnica do pessoal e em treinamentos para alterar a cultura empresarial. Nem sempre o conhecimento técnico é suficiente para ser produtivo em uma clínica médica, o treinamento do colaborador deve incluir a utilização dos softwares de gestão, a adequação às políticas internas e missão da clínica, bem como a forma de atendimento ao cliente.

É importante que esses conhecimentos sejam atribuídos a todos os profissionais, como enfermeiros, médicos, técnicos, seguranças, secretários, entre outros envolvidos, pois isso garantirá a produtividade e engajamento de todo o pessoal.

Busque por empresas que prestem assessoria

Grande parte das despesas de uma clínica consiste na carga tributária, nos problemas com os órgãos fiscalizadores, na burocracia legal e na falta de controle nos pagamentos de pessoal. Isso decorre pela falta de conhecimento técnico sobre o assunto e, por essa razão, ter assistência de profissionais qualificados aumentará o faturamento.

Os profissionais constantemente realizam análises no negócio e aplicam melhorias em seus processos. Algumas das atividades prestadas por uma boa empresa são:

  • gestão fiscal e tributária: fazem um planejamento tributário para pagar menos impostos legalmente e cumprir corretamente as obrigações acessórias;
  • trabalho: fazem uma assessoria completa dos Recursos Humanos (RH) e da folha de pagamento;
  • gestão administrativa: emitem demonstrativos, relatórios e balanços para garantir dados reais, transparentes e de fácil entendimento sobre o negócio.

Ao saber como aumentar o faturamento, você percebe que há diferentes estratégias que podem ser aplicadas, mas é fundamental ter o apoio de especialistas para garantir que a decisão mais vantajosa seja tomada.

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