Saiba o que são as demonstrações contábeis e a sua importância

Compartilhe este post:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
​demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis de uma empresa são uma importante ferramenta de gestão para um negócio. Independentemente do tamanho, porte ou segmento, todo empresário necessita conhecer as demonstrações do seu empreendimento para saber como agir frente a determinadas situações.

Neste post, mostraremos o que são demonstrações contábeis, a sua importância para uma empresa e as principais vantagens que elas podem proporcionar à sua gestão. Acompanhe!

O que são demonstrações contábeis?

São ferramentas de gestão elaboradas pela contabilidade de sua empresa. Elas carregam informações como: saldo de contas bancárias, caixa, clientes a receber, fornecedores a pagar, empréstimos de curto, médio e longo prazo, dívidas da empresa, bem como a evolução do patrimônio líquido, investimentos e demais informações.

Elas são cruciais para a gestão de qualquer negócio, isso porque elas contam a história financeira e patrimonial de uma empresa, possibilitando que os gestores acompanhem a sua evolução e, principalmente, tenham informações para tomar decisões importantes que podem mudar o rumo do negócio.

Qual é a importância delas para a sua empresa?

A principal função das demonstrações contábeis é gerar informações. O dono de um negócio, independentemente do segmento, não é capaz de enxergar todos os pontos que afetam as finanças e o patrimônio de sua empresa simplesmente olhando relatório superficiais, por mais que possa parecer que está fazendo um bom controle.

As demonstrações contábeis são mais específicas, direcionadas e possibilitam uma análise ao longo do tempo. Isso significa que é possível verificar a flutuação das contas do seu negócio e do seu patrimônio. Confira abaixo as principais:

  • Balanço Patrimonial — a mais conhecida das demonstrações contábeis, em que são registrados todos os movimentos que alteraram as finanças e o patrimônio de uma empresa em um ano;
  • Balancetes analíticos — uma versão mais simplificada do balanço que pode ser emitida a qualquer tempo;
  • Demonstração de Resultados — demonstra o lucro ou prejuízo da empresa em um período;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa — contém a flutuação de recursos que entraram e saíram da empresa;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido — menos explorada, mas de extrema importância para verificar as alterações no patrimônio da empresa.

Além dessas, podem haver outras que você poderá solicitar em conjunto à sua contabilidade para verificar outros pontos mais específicos de sua empresa, como clientes a receber ou fornecedores a pagar.

Quais são as vantagens que as demonstrações contábeis podem proporcionar?

Fornecimento de informações para tomada de decisão

O principal motivo para que uma empresa elabore e analise as suas demonstrações contábeis, sem dúvidas, é para o apoio na tomada de decisões. Essas ferramentas geram informações precisas e confiáveis para o gestor da empresa, que poderá utilizá-las para tomar decisões importantes para o negócio.

Essas decisões podem afetar positivamente ou negativamente o empreendimento. Geralmente, quando elas são tomadas sem a devida análise das demonstrações contábeis, a tendência é que a empresa venha a sofrer algum prejuízo.

Maior pontualidade no cumprimento de obrigações

Outra vantagem é a pontualidade no cumprimento de obrigações, principalmente aquelas que decorrem de pagamento de boletos ou impostos. As demonstrações contábeis possibilitam que o gestor controle bem as contas da empresa, evitando que ocorram atrasos em pagamentos, o que poderia gerar juros e multas.

Diminuição de erros

Outro grande benefício que as demonstrações contábeis podem oferecer é a possibilidade de diminuição de erros cometidos no ambiente administrativo, principalmente quando tratamos de decisões equivocadas.

Ao acompanhar as indicações dessas ferramentas, você terá mais clareza na hora de tomar alguma decisão, por mais simples que ela seja, impactando positivamente e reduzindo erros que, por mais que pareçam simples, podem prejudicar severamente o negócio.

Acompanhamento da evolução do negócio

As demonstrações contábeis são elaboradas sempre apresentando os resultados de períodos anteriores. Isso é importante para que o gestor possa acompanhar a evolução e o crescimento do seu negócio.

Como elas são padronizadas, você terá mais facilidade para avaliar a evolução de determinado ponto de forma linear, ou seja, com o passar dos meses ou anos.

Além disso, também poderá verificar o desenvolvimento do seu negócio como um todo, analisando o comportamento das contas registradas em períodos anteriores.

Direcionamento em determinados momentos

Por fim, as demonstrações contábeis podem servir como base para nortear as decisões que precisam ser tomadas em períodos de dificuldades financeiras ou quedas e recessões sofridas pelo mercado.

Nesses casos, você poderá utilizar essas ferramentas para avaliar quais pontos precisam ser reforçados, bem como aquelas despesas que podem ser suprimidas para que a sua empresa possa passar por eventuais dificuldades sem sofrer maiores consequências.

Qual a importância da consultoria em demonstrações contábeis?

Como você pode perceber, as demonstrações contábeis têm inúmeras aplicações. Além dessas, temos dezenas de outras que seriam impossíveis de serem descritas em um artigo ou explicadas de forma tão rápida.

Afinal, para aprender tudo sobre o assunto, seria necessário anos de preparação e, ainda assim, você teria que estar sempre atento às mudanças que essas ferramentas sofrem ao longo dos anos.

Então, como seria possível acompanhar todas essas informações e obter os melhores resultados com elas? A resposta para isso é bem simples: contando com o apoio de uma consultoria especializada no assunto.

As empresas que oferecem esse tipo de serviço já têm profissionais qualificados e acostumados a lidar com as demonstrações contábeis de diversas outras empresas. Assim, você não precisará se preocupar com a elaboração e com o entendimento e interpretação de cada uma delas.

Dessa forma, eles poderão elaborar e analisar cada uma de suas demonstrações contábeis e fornecer todas as informações que você necessita para tomar as decisões necessárias ao seu negócio e, consequentemente, obter todas as vantagens e benefícios que demonstramos neste artigo.

Assim, você poderá otimizar o seu tempo e dedicar mais horas do seu dia à gestão do seu consultório ou clínica e ao atendimento dos seus pacientes ou relacionamento com a sua equipe, deixando essas questões sob a responsabilidade de quem realmente entende do assunto.

Por fim, podemos concluir que uma boa elaboração e análise das demonstrações contábeis de uma empresa pode contribuir em muito para o seu crescimento e geração de resultados positivos, desde que você saiba extrair as melhores informações e possa contar com o apoio de uma empresa especializada.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Teremos uma imensa satisfação em atender você e conhecer as necessidades do seu negócio.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sobre a Top Controller

A Top Controller é um Escritório de Contabilidade em Belo Horizonte, com filiam em Divinópolis.

Mas graças aos avanços da tecnologia hoje nós atendemos clientes no país inteiro.

Nosso foco é atender pequenas e médias empresas e temos uma especialidade no ramo da saúde.

Para conhecer mais acesse uma de nossas redes sociais abaixo.

Artigos recentes

Veja Nosso Face